Por que ler os clássicos ?

16:09

Oi leitores,

Eu ( Lêeh) e a Yas colaboradora aqui do blog, estávamos pensando em fazer alguma coisa para incentivar a leitura dos clássicos e eu vou ser bem sincera com vocês, pensei mil coisas e não achei que teria tempo de cumprir nenhuma. Então, como uma forma de incentivo eu trouxe algumas "dicas" para quem quer começar. 
Além disso vou listar aqui 10 dos clássicos que eu pretendo ler ao longo desse ano, para vocês saberem qual é o livro da vez é simples, vou sempre colocar aqui na lateral uma caixinha com a foto do clássico que eu estou lendo. 



A Yas está lendo O Rico Avarento de Ariano Suassuna que é um autor que eu amo demais, ela terá que montar um peça ou um roteiro para a escola ( não me recordo direito), vou pedir que ela faça um vídeo ou um post falando um pouco sobre o livro depois ok ?








Por que ler os Clássicos ?

obs: Nesta parte do texto eu vou falar um pouco sobre minha experiência com leituras de Ariano Suassuna e como professora se você não tiver interesse, passe direto para as dicas. Muito obrigada !
Ariano Suassuna foi em 2012 o autor homenageado na maratona literária da ABL para as escolas do Município do Rio de Janeiro, nesse evento eu pude ter o prazer de conhecer obras como O auto da Compadecida, O santo e a porca, Uma mulher vestida de sol entre outros. Neste mesmo ano os alunos do qual fui monitora no estágio ganharam dentre as redações escolhidas ( 10 por escola, entre 151 escolas) da 10º Coordenadoria Regional de Educação em Santa Cruz , Rio de Janeiro, uma chance de concorrer na premiação geral que envolvia todas as escolas municipais do Rio de Janeiro. Nessa premiação no prédio da ABL os alunos tiveram a oportunidade de conhecer Ariano Suassuna, Carlos Nejar, Evanildo Bechara, Arnaldo Niskier, dentre outros membros da Acadêmia. Infelizmente neste dia eu tive prova, por isso só pude conhecer Carlos Nejar em uma palestra para professores sobre a maratona. Mas garanto a vocês esse passeio e essa iniciativa mudou a vida de muitas crianças e eu posso afirmar pelas 6 que acompanhei no projeto. Enfim, os clássicos estão ai para serem lidos, fazem parte da nossa história, da nossa vida e para quem não gosta ele irá fazer parte da sua vida como estudante universitário. Então, galera vamos dar uma chance e não precisa ser só para os clássicos brasileiros, podemos ler também aqueles que influenciam nossas carreiras e os que trazem reflexões das mais diversas. 

 As  dicas : 
No livros Por que ler os clássicos? disponível no site da UFRGS os seguintes tópicos são listados:

2. Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições de apreciá-los. " 

Dessa citação tirei a seguinte conclusão, talvez eu não tenha lido muitos clássicos por não ter sabedoria suficiente para entende-los, mas quem se dedica a lê-los pela primeira vez, sempre irá ter a oportunidade de reler mais tarde e de ganhar muito mais conhecimento. Por isso, nunca é tarde para começar.
No trecho seguinte eu justifico a minha conclusão.

3. Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.

Por isso, deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude. Se os livros permanecerem os mesmos (mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente), nós com certeza mudamos, e o encontro é um acontecimento totalmente novo."



Quando nova costumava ouvir que o livro O pequeno príncipe deveria ser lido ao menos uma vez por ano, pois todos os anos de nossas vidas iriamos vê-lo de uma forma diferente e ele nos traria entendimentos que em determinadas épocas, não eram de nosso completa compreensão. Desse modo reforço que a leitura dos clássicos não é importante somente para termos uma nova história para contar , mas a importância deles é rica em cultura, sabedoria e talvez não seja a toa que eles são ovacionados pelos melhores escritores do mundo e também acredito que eles tenham uma importância tão maior quando qualquer outro, pois se não jamais teriam sido publicados por diversas vezes. 

4. Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira."

"5. Toda primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura."

"6. Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer."

9. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos. " 

Para continuar lendo clique em mais informações 


As dicas foram uma forma de justificar meu projeto, digamos "Particular". Mas quem estiver querendo participar é simples, faça um post semelhante no seu blog e divulgue os livros que pretende ler. Lembre-se isso não é só um post qualquer ou um projeto que te fará ler 100 livros em um ano. Não, o intuito não é este, meu intuito é simples, propagar/divulgar/ incentivar a leitura dos livros que por motivos justificáveis são considerados "os melhores".  
Então eu vós digo : 


Livros que pretendo ler em 2014: 



  1. Dom Casmurro - Machado de Assis;
  2. Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Márquez;
  3. A revolução dos bichos - George Orwell;
  4. Mensagem - Fernando Pessoa;
  5. Lolita - Vladimir Nabokov;
  6. A divina comédia - Dante;
  7. Hamlet - William Shakespeare; 
  8. O Processo - Franz Kafka;
  9. O Príncipe - Nicolau Maquiavel; 

Esses então são os 9 livros que eu pretendo ler, não garanto ler todos , mas quero lê-los até o fim do ano. Talvez um por mês. Gente então é isso espero que tenham gostado. Deixem o que vocês acharam ai nos comentários, vou adorar saber. Mil beijos da Lêeh 







You Might Also Like

3 comentários