[ Resenha #72] Terras Metálicas - Renato C. Nonato

15:49

Titulo: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Editora: Novo Século
Nº de Páginas: 616
Avaliação: 4/5


Sinopse
A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

----------------------------------- ♥ -----------------------------------

Olá pessoal, hoje o livro que vou resenhar é de Book Tour e por sinal eu estou enrolando faz tempo para realizar esta resenha, mas eu estava querendo fazer uma que não ficasse tão complicada ao entendimento de vocês, o livro em questão é Terras Metálicas, uma distopia que nos leva a uma nova forma de vida e uma nova fonte de energia capaz de fazer sobreviver durante anos milhares de seres humanos. A Esfera, o local fictício criado é uma espécie de cúpula que abriga uma enorme cidade com descendentes dos sobreviventes da última guerra. 

O Livro além de ter uma estória diferente e completamente nova para o leitor, ele nós proporciona uma beleza elementar na descrição dos personagens e fatos. O que mais me cativou na escrita do autor é que cada personagem tem sua narrativa própria, por ser um livro com 616 páginas há momentos que poderiam ser redundantes se o autor não tivesse o esplendor ao dar a cada um dos seus jovens personagens uma característica dominante que fizesse com que o leitor, automaticamente identificasse a fala e até mesmo se identificasse facilmente com seu personagem favorito. Eu levei em conta que como é um livro grande, você acaba realmente pegando uma afinidade muito grande por aquele personagem que mais lhe cativou, isso é algo que me fez querer continuar lendo.


Começamos o livro conhecendo um grupo de jovens alunos que estão prestes a se formarem e ganharem seus tão esperados "poderes", sim , poderes isso mesmo que vocês leram. Aqui este novo mundo criado, várias habilidades são treinadas e aperfeiçoadas pelos estudantes, para que assim todos possam um dia trabalhar em algum setor da Esfera, tendo em vista que todos que estão ali precisam mantê-la para sobreviver. Entre os personagens principais estão, Raquel , Tales, Camila e Ângelo, cada um deles irá receber um Chip no momento da Cerimonia de formatura e é esse mesmo Chip que dirá a qual curso esse aluno pertencerá de agora em diante. Dentre os cursos estão os Tuneis,aqueles que conseguem mexer as coisas apenas com a força do pensamento e através dos tuneis que eles mentalizam.Os Bios, que realizam transformações no corpo humano, como tom de voz, cor do cabelo e outros. Os Sibérios, que conseguem modificar temperaturas e os Exilados que como o nome já diz, não pode ser boa coisa. O que todos eles temiam era que em todas as turmas de formando existia ao menos um Exilado. 

"O Primeiro passo para se ter uma habilidade é desejar tê-la ! E eu já desejei ! p. 63"

Depois de formados esse grupo de amigos, vai viver momentos de puro perigo e aventura. Porém, o que mais fará esse grupo se arriscar é descobrir que a Esfera está correndo perigo de acabar e sinceramente, eu não vou contar a vocês o que acontece rs, porque se não perde a graça. Leiam, porque essa galera vai passar por aventuras de tirar o folego. 


" De que adianta subir a escada em direção ao futuro , se não soubermos que andar estamos saindo?" p.53


Para finalizar, eu gostaria de dizer que esse livro traz muita coisa interessante e um mundo que ao meu ver, poderia sim dar certo caso um dia a Terra passe por uma última guerra. As tecnologias empregadas no livro são de altíssima qualidade e os mecanismos usados para descreve-las me fez imaginar que ao invés de ser um livro era um filme de Hollywood. Somente uma coisa me incomodou no livro, após a formatura os alunos vão para suas novas turmas de acordo com suas habilidades e eu senti falta de uma explicação melhor dessas habilidades, porque boa parte explica somente os Tuneis. Em suma é isso, livro bom e que para quem curte distopia é uma boa pedida.

Para vocês ficarem com um gostinho de quero ler o mais rápido possivel, aqui vão algumas imagens feitas pela Natalie Duarte do personagens da estória. Confesso que eu ameiiiiiii 



Nesta primeira imagem estão os três amigos inseparáveis, Ângelo, Raquel e Tales com os uniformes da Academia antes da formatura. 


Aqui agora estão adicionas ao grupo Camila e Isabela. Na ordem Ângelo, Camila, Raquel, Tales e Isabela e eu não poderia esquecer dos Tashis que são esses lindos bonequinhos felizes da imagem. 

Adorei os desenhos, parabéns ao autor pela estória e a Natalie pelos desenhos maravilhosos. Quem estiver querendo ver mais desenhos Clique aqui e entre em fotos, lá tem muitos outros, todos lindíssimos também. 


Espero que tenham gostado, deixem ai nos comentários o que foi que vocês acharam e se já leram ou vão querer ler. 
Um beijo Grande da Lêeh 






You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi Leh sua lindaaaa...
    Otima resenha,na verdade sou meio criança gosto de livros com ilustraçoes rsrsrs
    entaõ gostei da resenha achei o enredo do livro bem interessante,porém super moderno que acho que para entender tem que estar por dentro do que rola no mundo por ai to certa?
    MIL BEIJOS
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi, acho que essa coisa das ilustrações não ficaram bem explicadas, mas elas não fazem parte do livro mesmo assim eu também amo livro com imagens.
      Para entender tudinho tem que gostar muito de tecnologia rs.

      beijinhos

      Excluir
  2. Sua resenha é muito boa, detalhada, mas não me interessei pelo livro, não seria uma leitura que me prenderia.
    Bjús, Cih
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cih, eu compreendo, realmente depende muito do gosto da pessoa.
      E obrigada pelo elogio ><

      Excluir
  3. amei as ilustrações vou lá ver as outras hehe
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, acho que vai amar as demais também :)

      Excluir
  4. Oiee :)
    Já conhecia o livro e o autor me convidou para um book tour mas infelizmente estava atolado nas leituras kkkkkkk , mas parece ser bem interessante ! Gostei da capa e o que mais me conquistou além da sua maravilhosa resenha foi por causa de um grupo de amigos e essas ilustrações divinas ;)
    Adoro coisas que se passam no futuro *--* E acho que será uma maravilhosa leitura ;)
    Beeijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan, da proxima vez que estiver menos atolado aceite, acho que você iria curtir bastante a leitura é muito legal.
      O Grupo de amigos é o que deixa a estória bem mais interessante, por causa que eles são bem jovens e nessa idade realmente muitas loucuras são feitas kkkk
      beijos

      Excluir
  5. Oiii, Le... <3
    Gostei bastante do livro sua resenha então nem se fala, esta ótima me deu mais vontade de ler o livro, se eu soubesse do Book Tour teria me inscrito mas não deu tempo, mas tenho certeza não vai me faltar oportunidade.
    Abraços e parabens....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius , tudo bem ?
      Muito obrigada e assim que eu souber de um novo book tour irei lhe comunicar :)
      Beijos

      Excluir
  6. Lêeh!
    É isso que mais gosto na ficção... poder imaginar algo que realmente possa acontecer em um futuro, que talvez não vejamos, mas quem sabe nossos netos?
    Acharam Einstein foi considerado um louco em sua época, no entanto, a teoria da Relatividade está aí, como base de quase tudo.
    Adorei o enredo e a resenha.
    cheirinhos
    Rudy
    MTE-GRUPO NO FACE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, você tem toda razão e eu acredito sim que têm coisas no livro que não estão muito distantes de acontecer não rs.
      beijinhos <3

      Excluir
  7. Que aflição viver nessa Esfera! rs... acho que tenho uma leve claustrofobia às vezes... hehe... Mesmo sendo uma enorme cúpula, ainda é uma cúpula... Que legal que o autor conseguiu te convencer que esse mundo alternativo poderia dar certo se fosse necessário. E que bom que a narrativa de cada personagem ficou bem definida, é péssimo quando a gente se perde.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju concordo plenamente com você , odeio me sentir perdida no meio do livro. E eu confesso que também sou um pouco claustrofóbica, deve ser estranho morar em uma bola rs ...
      Beijinhos

      Excluir
  8. Olá Lêeh,

    Não conhecia esse livro e nem o autor, achei bem interessante e fiquei bem curioso, a capa também é criativa...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, obrigada pelo comentário e elogio . O livro é bem interessante vale reservar um tempo maior para a leitura.

      Beijinhos

      Excluir
  9. Amei a resenha muito bem escrita.
    O livro não me chamou muito a atenção, pois não é o meu estilo.
    Mas gostei das ilustrações, acho que deixam os livros mais interessantes e fazem a imaginação e intimidade com o livro aumentar.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade sobre as ilustrações pena que não são no interior do livro.
      Beijinhos

      Excluir
  10. Sua resenha ficou otima. Mas nao é o tipo de leitura que me prende!
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Giu , realmente acho que tem também o foto do gênero ser uma escolha do leitor, talvez a leitura fique massante para quem não gosta .
      Beijinhos

      Excluir
  11. Oi Leh! Primeiramente meus parabéns pela resenha!
    Eu sou uma grande admiradora de distopias e essa me parece ser maravilhosa.
    Se tem uma coisa que eu admiro na escrita de um autor e que pra mim é essencial pro resto da história é a construção dos personagens, não só dos principais mais inclusive dos coadjuvantes. Isso é um ponto positivo que, pelo que disse, o livro tem.
    Não vejo a hora de conhecer os amigos inseparáveis e descobrir se algum deles é um exilado!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju o livro reservar grandes surpresas com esses amigos rs! E é verdade o ponto positivo e que os personagem são realmente bem construídos .
      Beijinhos e muito obrigada

      Excluir
  12. Gostei da sua resenha; pela capa eu não dava nada pelo livro, mas com a resenha me pareceu uma história bem interessante e legal de ler.
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom vou lhe dizer que depois que você lê percebe que a capa tem tudo a ver com o livro rs, mas de inicio é complicado mesmo.
      Beijinhos

      Excluir
  13. Gostei bastante da sua resenha, fiquei até um tanto interessada no livro, a capa eu achei bacana e bem atrativa, já até tinha visto o livro por ai, mas nunca parei para prestar atenção nele, eu gostei da sinopse, parece ser um livro bacana e agora lendo sua resenha, posso ver que é realmente um livro interessante, mas confesso que quando vi o número de páginas eu fiquei um tanto desanimada, no entanto, acredito que vale a pena, né? ;)
    Quanto as ilustrações, eu adorei, achei tão fofinha <3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Pois é o livro assusta um pouco, mas é bom reservar um momento para ler pelo menos nem que seja de dois em dois capítulos. É tudo realmente bem ligado com a capa e as imagens me fizeram voltar aos personagens.
      Realmente muito lindas rs !
      Beijos

      Excluir
  14. Nossa, achei bem interessante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que gostou :)
      Tomara que possa ler ><
      beijos

      Excluir
  15. Parece ser mt booom *-*

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, o livro é realmente bem legal :)

      Excluir