[ Resenha #153] Vamos Juntas ? - Babi Souza

21:26


Título: Vamos juntas ? | Autora: Babi Souza | Editora: Galera Record | Páginas:144 | Avaliação: 4/5 | Adicione a sua estante : Skoob 



O livro Vamos Juntas ?- O guia da Sororidade para todas é basicamente uma autobiografia do projeto, a autora Babi Souza, assim como boa parte das mulheres que vivem preocupadas com sua segurança ao andar sozinha à noite, teve uma grande ideia , que resultou neste projeto que hoje já abrange o Brasil todo.



No livro a autora, vai contar como foi que surgiu ( repentinamente) a ideia de mostrar para as mulheres que juntas elas poderiam muito mais, e que acima do que todo mundo impõe na sociedade de que mulheres devem ser rivais, acima de que mulher deve ser fraca e se apoiar em um homem, acima de qualquer tipo de machismo e de diferença entre as mulheres, surge a Sororidade, que nada mais é do que a irmandade entre as mulheres, o companheirismo.

A base do projeto é basicamente, você sempre chamar uma mulher conhecida para lhe acompanhar, durante um passeio, uma ida ao trabalho, uma volta de um baile, enfim, qualquer coisa. Apenas chamar Vamos juntas?, você não precisa ser melhor amiga de uma pessoa para protege-la de coisas ruins e de pessoas mal intencionadas e isso acredito foi o que mais me tocou no projeto.




Em um inicio apenas de boca, se tonou uma Fanpage para que fosse possível, que todas as mulheres mostrassem através de algum meio de comunicação voltado inteiramente para elas, o que estava acontecendo " por debaixo dos panos". Muitas de nós mulheres, temos vergonha de contar para namorado, pais, família, e até amigos próximos quando sofremos algum tipo de abuso. Mas o projeto impulsionou várias meninas  a tomarem mais cuidado ao saírem sozinhas, a falarem tudo que passam. E também encorajou aquelas aquelas que hoje adultas nutrem medo de saírem sozinhas por já terem sofrido algum tipo de abuso (físico ou verbal).

Esse livro têm um cunho feminista, mas o mais importante dele ao meu ver é a explicação do que é ser feminista. Acredito que algumas pessoas ainda não se inteiraram a respeito do que é ser feminista e andam por ai disseminando algo que não condiz com comportamento feministas. É de suma importância que antes de qualquer pessoa se dizer feminista, ela tenha conhecimento da causa e dos efeitos disso em sua vida, ser feminista como a própria Babi diz no livro , não é ser o contrário de Machista.

Acredito que muitas mulheres deveriam ler o livro, para se situarem de situações que acontecem o tempo todo em nosso pais e em muitos outros ( ao longo do livro há pequenos relatos de seguidoras do projeto), essa coisa de que a mulher é o sexo frágil já passou a muito tempo e ninguém se deu conta ou finge que não viu. Então é hora de tomar as rédias da sua própria vida, ou nós mulheres seremos para sempre "mais fracas que os homens" e não digo no sentido de força.

Sendo assim, busquem o livro, acessem a página do Vamos juntas? e procurem se ajudar. Vamos nos empoderar e conseguir o que sempre sonhamos. Poder conquistar bons cargos, com bons salários, sermos mães, mulheres, esposas, executivas, professoras, etc. Mas tudo isso de cabeça erguida e andando tranquilamente pelas ruas sem que julguem nossas vestimentas ou a cor do nosso batom. Sejamos Femininas e Feministas, porque as duas coisas podem sim, andar de mãos dadas.



Dados: Livro cortesia do selo Galera Record. Composto de: capa brochura, folhas coloridas e com bastante desenhos, letras em tom rosa, folha de guarda com ilustrações, possui orelha e tem tamanho pocket, folhas brancas e letras grandes, possibilitando uma leitura fluída e rápida. 



E então, vamos juntas ?


Fonte das imagens : 

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

0 comentários